24 | 11 | 23

Fábio Anderson Silva, professor de Matemática da SEE-SAW, explica como utiliza infográficos como metodologia ativa nas aulas do ensino médio.

A criação de infográficos envolve os alunos desde a fase inicial da busca por informações até a síntese e apresentação visual do conhecimento adquirido. Durante a pesquisa, os estudantes se engajam ativamente na coleta, seleção e análise de dados relevantes, estimulando sua curiosidade e pensamento crítico.

Essa abordagem promove a aprendizagem significativa, pois os alunos precisam compreender o conteúdo de maneira a transformá-lo em elementos visuais claros e informativos. Isso requer uma compreensão profunda do tema, levando a uma retenção mais duradoura do conhecimento. Além disso, ao criar um infográfico, os estudantes praticam habilidades de síntese e organização, refinando sua capacidade de comunicar informações de forma sucinta e visualmente atrativa.

Dessa forma, os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado, o que aumenta a motivação e o interesse pelo tema estudado. Essa metodologia ativa não apenas fortalece a compreensão dos conteúdos, mas também desenvolve habilidades essenciais, como pesquisa, análise crítica, criatividade e comunicação, preparando-os para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais futuros.

Veja os infográficos produzidos pelos alunos:

Fórmula 1

Insegurança Alimentar

Indicadores Econômicos

Futevôlei

IDH

Ayrton Senna 1

Música Brasileira

Ressonância Magnética (1)

A Indústria do Cinema

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário