29 | 03 | 23

“SEE-SAW sediou evento sobre Sustentabilidade Urbana e o Projeto Real Parque” 

Sustentabilidade Urbana é um dos itinerários formativos do ensino médio e, no início de março – com o intuito de debater estratégias em prol do Bairro do Real Parque – proporcionou aos alunos uma aula magna.

Adriana Camargo, mãe de ex-aluno da SEE-SAW e moradora da região idealizou o movimento. Através da direção, da coordenação pedagógica e do professor Cláudio Sobral responsável pelas aulas, a SEE-SAW apoiou a iniciativa.

Participaram do encontro representantes da sociedade civil, do poder público, moradores, comerciantes, professores, alunos do 9º ano e do ensino médio. 

“Foi uma congregação que realizamos hoje. Claramente há muitas oportunidades de conexões e ações de impacto para o bairro” comentou Lia Armelin, diretora pedagógica do ensino fundamental 2 e ensino médio. 

Operação Faria Lima

Tiago Santos de Souza, líder da Rede Real Panorama e membro do conselho da UBS, relembrou como a Operação Faria Lima reurbanizou a favela.

Souza contou sobre os impactos trazidos à região e como as mudanças o motivaram a ser mais participativo. Desde então, contribui como conselheiro nas iniciativas para melhorar os equipamentos públicos na Comunidade do Real Parque.  

Em seguida, após cada convidado se apresentar, Adriana e ele mediaram os debates. 

Comunidade Indígena e Projetos Sociais enviaram representantes.

Ivone, representante da etnia Pankararu, indígenas não aldeados que vivem na comunidade desde a década de 1940, mostrou como preservam a tradição e os rituais através da Associação Indígenas SOS Comunidade Indígena Pankakaru 

Representando o Projeto Casulo, participaram Priscila Rodrigues, gerente de captação e voluntariado da Liga Solidária e Jhones Simões, responsável pelo Desenvolvimento Institucional.  O Projeto Casulo é uma organização da sociedade civil (OSC) que atua com crianças, adolescentes, jovens e famílias das comunidades do Real Parque e Jardim Panorama.

Referência na região, o Casulo oferece atividades socioeducativas, culturais, de educação para o trabalho e interação comunitária. Existe desde 2002 e, atualmente, é gerido pela Liga Solidária. 

Cecília Mahfuz, nossa orientadora educacional, representou a Associação FAZ Alessandro Zarzur.

Através da educação, esporte e cultura, o FAZ, como é conhecido na região, tem como propósito transformar a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Muitas ações do Programa “Make a Difference” são realizadas na unidade da ONG que fica próxima à escola. Nossos alunos do 2o ano do ensino médio realizam um semestre de trabalho voluntário na instituição através da disciplina Projeto Pessoal. 

 Interação importante entre Sociedade Civil e Poder Público.

Pinakotheke São Paulo – A Pinakotheke Cultural iniciou suas atividades em 1979, no Rio de Janeiro, como uma organização especializada no planejamento e na produção de exposições e livros exclusivamente voltados para a história da arte no Brasil. Em 2002, abriu a filial em São Paulo.  

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano- A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano foi instituída por Oscar Americano, em março de 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa Ferraz Americano, doando à cidade de São Paulo além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e extenso parque. 

Abrace o Real Parque – Desde que foi criado em 2015, por Manoella Grassi, Tania Goldkorn e Ana Madoglio, o grupo promove ações com o intuito de formar uma rede do bem entre moradores, melhorando a qualidade de vida no bairro.  

Eu Quero + Real Parque – Movimento que surgiu em 2016 pela mobilização de alguns moradores interessados em ampliar a interlocução com o poder público.  Com o propósito de promover melhorias no bairro, tornou-se uma associação e tem conseguido importantes melhorias para todos que vivem ou trabalham no Real Parque. 

UBS/Real Parque “Dr. Paulo Mangabeira Albernaz Filho” – A presença do gestor Leonardo M. Teixeira e a chefe de enfermagem Yara Cristina Meneses permitiu que alunos e comunidade conhecessem um pouco mais sobre o atendimento à saúde no bairro.

Subprefeitura Butantã – Alessandro Di Carlo Formigoni, Chefe de Gabinete, representou a Subprefeita do Butantã, Joseane Possidonio.

Estatuto 7 – Michel Fradeschi veio representar a ONG Estatuto 7, que realiza programas voltados para Esporte Solidário , Tecnologia e Inovação Social, Cultura de Inclusão Social com crianças e jovens 

“Estamos aqui como parte ativa do Real Parque e nos colocamos à disposição para ajudar da forma que nos for possível” reforçou Lia, no encerramento do encontro.

Veja mais fotos do encontro.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário