10 | 08 | 23

Nossa escola desenvolveu um projeto para ouvir a comunidade educativa e impulsionar a trajetória da escola nos próximos anos.

Uma variação da famosa frase de David Ogilvy ouvida durante a avaliação do trabalho de conclusão de curso do meu filho mais novo: “Comunicação não está relacionada apenas com o que se fala, mas com o que se escuta.”, me transportou imediatamente para o projeto que estávamos realizando na escola.

Coincidentemente, essa citação reverberou um dia antes da minha reunião com a equipe responsável pelo “EscutaAtiva SEE-SAW”. Nela receberia o relatório final com o resultado dos 21 encontros realizados.

A Strada Comunicação ouviu 151 pessoas: 56 alunas e alunos do 8º ano do EF 2 ao 3º ano do EM; 47 integrantes da equipe pedagógica (professores, assistentes, estagiários, coordenador, coordenadoras e diretoras); 26 pessoas da área administrativa; 22 mães e pais, dedicando-se integralmente à percepção delas sobre a SEE-SAW. Entendo que é importante mencionar os encontros e conversas que tenho tido com pessoas da nossa comunidade que não puderam participar e que têm contribuído com ideias e opiniões.

A metodologia usada nas reuniões do projeto considerou que nem sempre a percepção corresponde aos fatos, mas no momento que a reprodução integral da frase icônica do pai da publicidade: “Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem.” apareceu no último slide da introdução, ficou claro qual abordagem usaríamos.

Durante o mês de julho, a gestão da escola dedicou-se ao que chamamos Projeto “Turning Point”. A leitura cuidadosa do relatório final do “EscutaAtiva SEE-SAW” foi o ponto de partida para uma análise detalhada de como todas as percepções, sugestões e críticas devem nos impulsionar para os próximos anos.

A newsletter é uma forma de atender um dos consensos entre os participantes dos grupos focais e, por óbvio, não poderia receber outro nome.

Espero que gostem.

Cesar

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário