16 | 05 | 22
Os desafios da notícia, o incentivo para a habilidade do pensamento e a resolução de problemas do mundo real. Os alunos do Ensino Médio da SEE-SAW participarão da elaboração de um jornal digital. O projeto contará com a supervisão e a orientação dos professores da escola, mas o protagonismo na produção dos conteúdos ficará a cargo dos estudantes.
“A intenção é tornar o jornal on-line uma ferramenta pedagógica e tecnológica para o trabalho interdisciplinar, transformando-se em um espaço de debate, compartilhamento de vivências e experiências alinhadas aos conteúdos escolares e aos ambientes sociais nos quais os alunos estão inseridos. O projeto contribui para uma escola mais conectada com sua comunidade interna e externa”, destaca o professor de Matemática, Fábio Anderson de Assumpção.
Os alunos serão separados em grupos, aliando divisão de responsabilidades e trabalho em conjunto, e terão as funções tradicionais de uma redação de jornal, ao atuarem como editores, redatores, repórteres, fotógrafos, designers, entre outros.
O estímulo ao protagonismo dos estudantes
O Projeto Jornal reunirá as séries 1EM, 2EM e 3EM. Os estudantes serão divididos em grupos que misturam todas as séries do Ensino Médio. Esses grupos atuarão por um bimestre e serão reorganizados a cada dois meses.
“Ao longo do ano, pretendemos nos reunir quinzenalmente, exceto em semanas de provas mensais ou bimestrais. Nestas reuniões, os alunos escolhem pautas, montam as notícias, diagramam e publicam apenas internamente”, explica a professora de Português, Liliana Angrisani de Andrade Gomes.
Os temas a serem abordados abrangem desde assuntos do cotidiano da SEE-SAW, como aulas interdisciplinares, projetos de disciplinas e olimpíadas realizadas pela escola, até atividades extracurriculares vivenciadas pelos alunos além dos muros do colégio.
Liberdade para a criatividade
O jornal on-line contará com seções fixas – como Esportes, Política e Cultura –, mas também abordará temas variados e proporcionará liberdade para a criatividade dos estudantes escritores. O projeto contará com relatos de eventos, charges, artigos de opinião e atividades extracurriculares que os alunos realizam ou participam, tais como torneio de tênis, futebol, jiu-jitsu, xadrez, palestras, e-sports, entre outras.
Os materiais produzidos serão publicados em um meio digital. A coordenação da escola poderá selecionar e enviar o conteúdo elaborado pelos alunos para a área de Marketing, para alimentar as redes sociais e o site da SEE-SAW, com ampla divulgação para toda a comunidade.
Os professores da SEE-SAW também participarão da produção do novo veículo de comunicação digital. Os docentes poderão elaborar conteúdos ou sugerir pautas para a criação dos alunos participantes do projeto.
“O professor, quando quiser fotografar ou gravar alguma atividade, poderá solicitar a esta equipe do jornal que realize o registro e o relato da atividade. Se o professor desejar, ele mesmo poderá fazer seus registros e enviar para a coordenação”, explica o professor de Matemática, Fábio Anderson de Assumpção.
Sobre os professores:
Fábio Anderson de Assumpção Silva
Doutorando em Educação: Currículo PUC-SP
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática IFSP
MBA em Gestão Escolar FMU
Pós em Ensino de Matemática UNICAMP
Licenciatura em Pedagogia FAPI
Licenciatura em Matemática USP
Liliana Angrisani de Andrade Gomes
Licenciatura plena em Letras
Pedagoga
Pós-graduada em Gestão Escolar
Especialista em Literatura Brasileira
Habilitada como professora de IB languages
Autora de diversos artigos em publicações educacionais.
Deixe seu comentário