22 | 02 | 21
A SEE-SAW é a primeira escola signatária de São Paulo a participar do Movimento Escolas pelo Clima, idealizado pela rede Reconectta, referência em Educação para a Sustentabilidade e parceria do Climate Reality Project, rede internacional de líderes climáticos conduzida por Al Gore, prêmio Nobel da Paz.
E, dentre os princípios que visam a preservação do meio ambiente, a SEE-SAW trabalha valores e competências relacionados a sustentabilidade, educando os alunos com atividades de plantio, descarte sustentável de resíduos, compostagem, uso responsável da água e energia, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento das consciências de nossos alunos para o futuro melhor de nosso planeta.
A importância deste Movimento Escolas pelo Clima deve-se justamente ao desafio e urgência que o tema exige, pois se as atitudes em relação as questões climáticas não mudarem, a curto prazo a espécie humana acabará. Por isso, a mobilização busca de forma atuante transformar esta situação, direcionando escolas que possuem o desejo em ser protagonistas da mudança, a trabalhar com ações pedagógicas e estratégicas de sustentabilidade, através do Compromisso pelo Clima, formando uma comunidade de educadores com valores e princípios alinhados a esta caminhada.
Como o Movimento Escolas pelo Clima acontece?
A integração e acompanhamento das escolas participantes deste Movimento acontece por meio de encontros exclusivos entre educadores, com a possibilidade de acesso a canais da comunidade para apresentação de projetos e acesso a rede de contato. No final deste ano, por exemplo, acontecerá um Congresso com a apresentação de iniciativas enviadas por mais de 100 escolas signatárias para que possam debater sobre as experiências, desafios e aprendizados.
Segundo Douglas Giglioti, Diretor de Operações da Reconectta, o objetivo do Movimento é educar alunos para serem cidadãos capazes de elaborar soluções para a crise climática. A ideia é que gradativamente este compromisso torne-se uma proposta integrativa, envolvendo toda a comunidade escolar, para além das ações que já existem.
Com 4 meses, o alcance do Movimento Escolas pelo Clima soma 81 mil estudantes e 12 mil educadores, estando presente em 15 estados do Brasil. O objetivo futuro é alcançar todos os estados, atingindo a marca de 1 milhão de estudantes.
Deixe seu comentário