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 Dia 22 de novembro, a SEE-SAW recebeu o prêmio de melhor projeto na categoria Ensino Médio no 3º Congresso EpC (Movimento Escolas pelo Clima)

 

O que é o Congresso e Premiação EpC?

O Congresso e Premiação EpC tem como objetivo unir, reconhecer e inspirar educadores(as) por meio do compartilhamento de diferentes ações climáticas realizadas ao longo de 2023, envolvendo todas as escolas signatárias do Movimento Escolas pelo Clima. Em sua terceira edição, além das escolas selecionadas apresentarem seus projetos, haverá uma premiação especial que reconhecerá as melhores ações climáticas.  

O que é o Escolas pelo Clima?

O Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de instituições comprometidas com educação e ação climática do Brasil. Cerca de 800 escolas de todas as regiões do país e até do exterior, participam do movimento. As escolas signatárias comprometem-se a realizar ações climáticas ao longo do ano. As instituições de ensino participam de encontros de formação, trocam experiências com outras escolas, acessam conteúdos exclusivos e ampliam seu protagonismo na comunidade.

Sustentabilidade Urbana

Quando publicamos o post “Sustentabilidade é tema de encontro”, a iniciativa que recebeu o prêmio de melhor projeto no 3º Congresso EpC estava no início e o evento que aconteceu em março, foi a aula magna.

Um dos itinerários formativos do ensino médio é a disciplina Sustentabilidade Urbana. O professor de Geografia, Cláudio Sobral é o responsável pela orientação dos alunos e desenvolvimento das atividades. Ele e a diretora pedagógica Lia Armelin apresentaram o projeto para as cerca de 200 pessoas que acompanharam o 3º Congresso EpC de forma online.

Projeto Parquinho Público na Comunidade do Real Parque, São Paulo – SP

Com seis etapas previstas, o projeto tem como objetivo criar um parquinho comunitário no bairro Real Parque, em São Paulo, para oferecer um espaço seguro e adequado às crianças da comunidade. Alunos, a comunidade local e parceiros, uniram-se com o propósito de melhorar as condições de lazer, fortalecer o senso de comunidade e promover a responsabilidade social. Além disso, o projeto proporcionou aos estudantes do ensino médio a oportunidade de aprender sobre cidadania ativa, trabalho em equipe e gestão de projetos.

Etapa 1: Levantamento de Necessidades e Desejos da Comunidade (Realizada)

Nessa fase, os alunos conduziram pesquisas e entrevistas com os moradores da comunidade para identificar necessidades específicas e desejos relacionados à infraestrutura do bairro. Os estudantes elaboraram uma pesquisa entre a comunidade local e os resultados serviram para identificar a necessidade de um parquinho infantil como equipamento urbano prioritário.

Etapa 2: Localização Adequada (Realizada)

Após visitas à comunidade e conversas com líderes locais, encontrou-se um local apropriado para a instalação do parquinho. Esse espaço, de acordo com informações da subprefeitura, é uma área pública, portanto, capaz de receber equipamentos de lazer, permitindo uma parceria público-privada com a adoção do espaço pelos parceiros envolvidos.

Etapa 3: Seleção dos Melhores Equipamentos (Realizada)

Os estudos foram importantes para definir o estilo do parque e a quantidade de brinquedos, incluindo 4 gangorras, um escorregador, 4 balanças, um gira-gira, um trepa-trepa e uma caixa de areia. O parque também contará com a pintura das paredes do local, um alambrado, um projeto paisagístico e mesas com bancos de concreto. A seleção de brinquedos deve atender a todas as faixas etárias, com ênfase na segurança e no distanciamento adequado entre os brinquedos.

Etapa 4: Levantamento de Orçamento (Realizada)

Um orçamento detalhado incluiu os custos de compra dos equipamentos, instalação, materiais, transporte e futuras manutenções. É importante destacar que os próprios moradores da comunidade serão os responsáveis pela mão de obra necessária, promovendo a integração e o cuidado do patrimônio local.

Sustentável: varia entre R$12.000,00 a R$15.000,00

Etapa 5: Parcerias e Colaborações

Os alunos buscaram parcerias com empresas locais como a FAZ, a Fundação Oscar Americano e o Projeto Casulo, sem fins lucrativos e indivíduos dispostos a contribuir com doações em dinheiro, equipamentos ou serviços para o projeto.

Etapa 6: Campanha de Arrecadação de Fundos

Está em desenvolvimento uma campanha de arrecadação de fundos envolvendo a comunidade local, empresas parceiras e a divulgação nas redes sociais. Os alunos desenvolveram estratégias para conscientizar sobre a importância do projeto.

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