
18 | 09 | 25
Você já parou para pensar no impacto das palavras no dia a dia?
Isso porque, muitas vezes, uma simples “desculpa” não é suficiente para apagar a marca deixada por um comentário duro. Compreender isso desde cedo é um pilar fundamental da educação socioemocional e, foi nesse contexto que nossos alunos vivenciaram uma experiência única.
A Atividade “Words Can Hurt”: Uma Lição Visual Sobre Empatia
Nossos alunos do G2 e G3 participaram de uma dinâmica transformadora. Durante a atividade “Words Can Hurt”, cada palavra ríspida dita deixava uma “marca” simbólica. Foi possível notar que, mesmo após o pedido de desculpas, representado por um curativo, a ferida original permanecia visível.
Essa atividade sobre empatia mostrou de forma concreta que as palavras têm o poder de construir ou destruir. Na prática, isso significa que, uma vez ditas, não podem ser retiradas. Foi uma aula prática e inesquecível sobre responsabilidade afetiva e o verdadeiro peso do que comunicamos.
Lições que Nossos Alunos Levarão para a Vida
Mais do que uma simples dinâmica, a experiência reforçou pilares importantes para formar relacionamentos mais saudáveis, ao mesmo tempo em que estabeleceu uma base para uma comunicação muito mais positiva.
Os principais aprendizados foram:
- Pensar antes de falar: A importância da pausa e da reflexão para evitar magoar os outros.
- O verdadeiro peso das palavras: Entender que o que dizemos tem consequências reais e, muitas vezes, duradouras.
- A empatia transforma relacionamentos: A capacidade de se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para uma convivência harmoniosa.
- Prevenir é melhor que remediar: É muito mais valioso cultivar um ambiente de respeito do que tentar consertar as feridas depois.
Sendo assim, o poder das palavras está em nossas mãos (e bocas). Em suma, a lição que fica para nossos alunos – e para todos nós – é a de usar essa força para construir pontes – isto, é promover sempre o diálogo e o respeito mútuo, em vez de criar abismos.
E você, já refletiu sobre o impacto das suas palavras hoje?
Deixe seu comentário