20 | 11 | 23
O fechamento dos projetos demonstra como a SEE-SAW desenvolve o espírito crítico, a criatividade e conecta seus alunos com o mundo.
Os resultados obtidos nessa jornada estão nas descrições abaixo.
SCIENCE PROJECT PRESENTATION – MIDDLE SCHOOL
Apresentado na reunião de série no início de agosto, esse projeto do currículo bilíngue desenvolve o pensamento crítico e analítico através do método científico.
Os alunos podem formular uma pergunta de pesquisa, criar hipóteses, conduzir um experimento, coletar e analisar dados, e chegar a conclusões e reflexões.
Todo esse trabalho é acompanhado de um outro elemento do currículo, que é a produção escrita do Lab Report. Os visitantes foram distribuídos em diferentes salas e assistiram as apresentações de cada série desse trabalho.
PROJETO EF2 CURRÍCULO NACIONAL – “COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA CUMPRIRMOS A AGENDA 2030?”
Inspirados pela Agenda 2030 da ONU, a urgência de ações frente às mudanças climáticas e a leitura do livro “A grande marcha dos grilos canibais”, os alunos do EF2 desenvolveram um projeto transdisciplinar e multisseriado (6º+8º/7º +9º).
Guiados pela pergunta “Como contribuir para a Agenda 2030?”, cada grupo explorou objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) alinhados com leituras, pesquisas e nas necessidades do momento atual de nosso planeta.
Os visitantes puderam circular pelos diversos espaços, interagindo com as experiências e ideias apresentadas.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS – ENSINO MÉDIO – CURRÍCULO NACIONAL
Desde o ano passado (2022), o currículo do ensino médio brasileiro passou por uma grande mudança.
A principal delas: Os itinerários formativos.
O principal objetivo foi conectar as disciplinas com o mundo do trabalho e a realidade dos jovens. Na SEE-SAW os alunos podem escolher entre 2 itinerários: STEAM (science, technology, engineering, art, math) e Social Sciences (business, economics, history, politics).
Cada itinerário tem disciplinas do currículo nacional, gerenciadas por professores da SEE-SAW, e do currículo canadense, com disciplinas desenvolvidas por nossa parceira Rosedale Global High School.
Todos puderam ver alguns dos produtos e projetos (ainda em curso) das disciplinas do currículo nacional, que integram experiências práticas e conhecimentos de área, com forte impacto em nossa comunidade e meio social.
Sustentabilidade Urbana (Geografia – Professor Claudio Sobral)
A partir do conceito de Sustentabilidade, os estudantes são incentivados a questionar as potenciais práticas sustentáveis presentes em nossa cidade, com o nosso bairro como ponto de partida.
Ao realizar estudos locais, dialogar com a comunidade e fundamentar-se teoricamente, os alunos propõem melhorias na qualidade de vida por meio de soluções sustentáveis.
A química na produção de cosméticos (Química – Professora Sonia Andrade)
Um curso prático de total imersão.
Através dele, os estudantes aplicam conceitos de Química, metodologia de pesquisa de mercado e criatividade para criar uma ampla variedade de produtos cosméticos.
Os alunos desenvolvem pesquisas de opinião, seleção de fragrâncias, desenvolvimento de procedimentos industriais e os design de embalagens.
A vida em equilíbrio (Biologia – Professor Rodrigo Pelegrini)
Ao estudar processos microbiológicos pelos quais alguns alimentos passam, os alunos produzem o que chamamos de “slow food”, buscando maior equilíbrio entre o homem e a natureza.
Puentes entre Brasil y America Latina (Espanhol – Professora Sandra Cervera)
Qual é o papel do Brasil na América Latina?
Em espanhol, os alunos aprofundam sua compreensão da formação histórica da América Latina, explorando os movimentos sociais e culturais que a permeiam.
Essa imersão proporciona a base para que os estudantes desenvolvam propostas fortalecedoras dos laços do Brasil com os demais países da América Latina.
Deixe seu comentário