12 | 10 | 23

Explorando palavras e sentimentos através do livro “Emocionário” os alunos do 6º ano aprimoraram as habilidades de leitura e escrita.

A criatividade é uma ferramenta poderosa quando se trata de explorar as emoções no ambiente escolar. A professora de português Talyta Carvalhaes utilizou o livro “Emocionário” da autora Cristina Nuñez Pereira como base para um trabalho com seus alunos do 6º ano.

Como foi o processo

Através de sorteio, cada aluno recebeu um sentimento específico e aceitou o desafio de escrever sobre ele. Era a hora de dar vida às ideias, registrando cada pensamento, rascunho e inspiração no caderno de LP.

“Orientei cada um dos alunos a registrar todas as ideias, sem se preocupar com o texto final. É nessa fase que a criatividade flui livremente, sem restrições ou julgamentos.”, destacou Talyta. “Eles tiveram liberdade para contar uma história que explicasse o significado do sentimento, ou escrever um texto reflexivo e expressar percepções e pensamentos.”, acrescentou

Explorando palavras e sentimentos através da atividade proposta pela professora de língua portuguesa, os alunos foram muito além de desenvolver mais familiaridade com a leitura e a escrita. Cada um deles pode refletir sobre o que sentia e como expressar em palavras sentimentos como Admiração, Timidez, Gratidão, Empatia, Culpa entre outros.

Uma maneira criativa de estimular o autoconhecimento e a comunicação eficaz, habilidades essenciais para a vida e para um clima escolar mais receptivo e empático.

Leia os textos produzidos pelos alunos aqui.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

*
*

Comentários

    Álvaro Menezes disse:

    Que iniciativa incrível, Talyta! Trabalhar as emoções e a criatividade com os alunos do 6º ano é fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais. É inspirador ver como a educação pode ir além do tradicional. 👏📚 #EducaçãoCriativa #DesenvolvimentoDeHabilidades