30 | 08 | 19
Na noite do dia 22 de agosto, foi realizada a abertura da Virada Cultural 2019 na Unibes Cultural e, como ponto de partida do evento, ocorreu a entrega do prêmio “DESAFIO 2030 – ESCOLAS TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO”.
Esse prêmio tem como propósito reconhecer o trabalho desenvolvido nas instituições de Ensino Básico, por meio de projetos transformadores ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Veja os outros vencedores em: https://www.reconectta.com/premiodesafio2030
O projeto do nosso ensino médio de 2018 “Sustentabilidade: agir ou assumir consequências” foi o grande vencedor, dentre quase 90 projetos inscritos.
Tanto o prêmio, como a entrada dos nossos formandos nas melhores universidades nacionais e internacionais, mostra como a nossa proposta de ensino médio está cada vez mais consolidada.
Saiba mais sobre o projeto vencedor
Título: “Sustentabilidade: agir ou assumir consequências?”
Como garantir a sobrevivência de nossa sociedade e planeta considerando a maneira como nosso mundo se organiza e os conflitos e desafios que cada vez mais nos afligem? Com tais questionamentos, o projeto redirecionou não só a forma como os alunos e os funcionários da escola enxergam a sustentabilidade, como criou a oportunidade para que estes se tornassem agentes de mudanças reais na comunidade. A participação engajada dos alunos no processo de mudança proporcionou o desenvolvimento de um sentimento de corresponsabilidade e cooperação na busca de ações para a solução dos complexos desafios que nortearam o nosso presente futuro.
O principal objetivo do projeto não foi buscar uma única resposta para a questão norteadora, “Sustentabilidade: agir ou assumir consequências?”, mas sim buscar reflexões sobre o tema e, principalmente, fazer com que os corpos docente e discente conseguissem implantar efetivas ações sustentáveis na comunidade escolar (interna e externa).
Autores envolvidos no projeto e seus papéis:
Alunos de todo o ensino médio: pesquisa teórica, pesquisa de campo, reuniões com CEO’s de startups, desenvolvimento e testagem dos protótipos, divulgação de campanhas de conscientização, desenvolvimento e aplicação de sessões de meditação.
Professores/coordenação: orientação dos alunos, orientação dos professores, divulgação do projeto, contatos com terceiros, planejamento e apresentação para a comunidade.
CEO’s de startups (Classapp e Filho sem Fila): reuniões com alunos e feedback sobre o produto.
Funcionários da limpeza: instalação e funcionamento e um dos protótipos no banheiro.
Funcionário de TI/eletrônica e prof. Física: pesquisa, compra de produtos, prototipagem e testagem.
Pais: colaboração na confecção e orientação de partes do trabalho.
Conscientização da comunidade e desenvolvimento de protótipos de produtos com potencial comercial, para reduzir o consumo de água, energia elétrica e plástico.
Elaboração do protótipo de um aplicativo de ride sharing que permitiria aos pais de alunos criarem uma rede de carona com outros pais que moram próximos e/ou no trajeto das suas casas à escola.
Implementação de ações para colaborar com a saúde mental e física dos membros da escola, através de curtas sessões de meditação. As sessões de meditação foram aplicadas no ensino fundamental 2, ensino médio e nas reuniões de professores.
Criação de um espaço no ambiente escolar para a promoção da paz e do entendimento entre todos da comunidade. O espaço é interativo e possui uma personagem simbolizando a Paz (Senhor Pacífico).
Deixe seu comentário