
31 Mai A importância da cultura indígena no currículo escolar
Desde o início da história da humanidade, a cultura indígena esteve presente nas tradições dos mais diversos povos, que podem ser observadas até os dias de hoje. A influência é tamanha que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os povos indígenas abrangem cerca de 5% da população do planeta, trazendo consigo mais de 5 mil culturas diferentes e sendo responsável pela maioria dos 7 mil idiomas existentes.
Esses cocares fizeram parte do projeto de Artes do 5o ano da Professora de Artes Veridiana Moffa. Depois foram pendurados no pátio para quem quisesse interagir ou tirar fotos em frente a eles
No entanto, 40% deles correm o risco de desaparecer, o que põe em risco as culturas e os sistemas de conhecimento aos quais pertencem.
Para impedir que isso aconteça, iniciativas em todo o mundo têm surgido nos últimos anos: em 2019, a própria ONU declarou o ano como “Ano Internacional das Línguas Indígenas”. O objetivo era chamar atenção sobre a necessidade de preservar as línguas indígenas e mostrar sua rica contribuição para a diversidade cultural e de conhecimento.
Contudo, não é necessário ir longe para encontrar exemplos aqui no Brasil. Um deles é a inserção dos elementos da cultura indígena no currículo escolar, mantendo os estudantes dos ensinos fundamental e médio constantemente em contato com as tradições do país. A obrigatoriedade dessa medida é garantida, inclusive, por uma lei sancionada no dia 10 de março de 2008.
A SEE-SAW acredita na importância da convivência das crianças e adolescentes com a diversidade cultural do nosso país, por isso, promove atividades pedagógicas que estimulam esse contato, abordando a questão do respeito étnico e a diversidade de costumes dos primeiros habitantes do Brasil.
Recentemente, alunos do 5º ano aprenderam a cultura indígena se divertindo e muito: liderados pela professora de Artes, Veridiana Moffa, eles produziram cocares que foram pendurados no pátio da escola para quem quisesse interagir ou tirar fotos. Os estudantes também tiveram a oportunidade de expor seu aprendizado por meio de desenhos sobre os povos indígenas.
Esse tipo de experiência resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições locais e, consequentemente, com o saber da história do seu país.
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