05 | 02 | 21

O que a música representa para você? Durante o segundo semestre de 2020, nas aulas de música, nossos alunos do Ensino Fundamental fizeram composições e arranjos par expressar seus sentimentos e experiências por meio da composição de canções.

Cada turma, do 2º ao 5º ano, escolheu o tema sobre o qual gostaria de compor. Em seguida, em um processo coletivo e criativo, as ideias de letra e melodia foram compartilhadas pelas crianças por videoconferência no Zoom, com a professora Daisy Fragoso, reproduzindo as ideias ao piano.

Após as canções terem ficado prontas, os estudantes gravaram suas vozes em casa e elaboraram arranjos instrumentais para as composições. Assim, durante as aulas, as crianças foram convidadas a experimentar quais objetos sonoros disponíveis em casa poderiam fazer parte da canção composta. Colheres, livros, violão, mesa, canetas, bateria, copos, pote com arroz, aplicativos de instrumentos musicais, teclado e até mesmo o corpo completaram as canções.

alunos-ensino-fundamental-festival-composições

Este era apenas o começo e o projeto não parou por aí. Ao longo do semestre, em parceria com o curso de Licenciatura em Música da USP, os estudantes das disciplinas de estágio em Educação Musical e Metodologia do Ensino de Música, coordenados pelo Prof. Dr. Pedro Paulo Salles, acrescentaram às composições das crianças novos arranjos. Além de poderem cumprir seus estágios na SEE-SAW mesmo nesse período de pandemia, estes estudantes puderam discutir e refletir sobre o modo como as crianças fazem música e se relacionam com o sonoro.

alunos-ensino-fundamental-festival-composições-seesaw

Ao final, as turmas receberam a visita online dos estudantes de música da USP e do Prof. Dr. Pedro Paulo nas aulas de música para um bate-papo sobre composição, elaboração de arranjos e em relação à maneira como elas deram forma poética musical a este momento de adversidade pelo qual estão passando.

O resultado está disponível uma playlist em nosso canal no YouTube, com duas versões de cada canção: a original feita pelas crianças e a versão com a participação do Laboratório de Educação Musical da USP.

Confira o resultado do projeto:

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário