Colégio Bilingue

Como escolher um colégio bilíngue para o seu filho?

Aprender inglês desde a infância é um dos melhores investimentos que se pode fazer para um filho. Começando cedo, o aprendizado acontecerá de forma muito mais natural e tranquila além de trazer a vantagem de chegar à vida adulta já com o domínio do idioma. Mas, na hora de escolher o colégio bilíngue, muitos pais ainda têm dúvidas e questionam qual seria, de fato, o melhor para a criança diante de uma variedade de opções e metodologias disponíveis nesse mercado.

Por isso, vale a pena pesquisar bastante antes, ouvir a opinião de outros pais e, principalmente, decidir pelo colégio bilíngue que esteja mais alinhado com os seus objetivos em relação à educação que você deseja para o seu filho. Há, por exemplo, escolas que trabalham com foco no desenvolvimento pessoal da criança, aquelas que oferecem diferentes cursos extracurriculares, outras que são mais multiculturais etc. Tudo vai depender do que você procura e espera da instituição.

Confira a seguir mais 4 dicas que podem ajudar nesta escolha:

1 – Conheça a infraestrutura da escola

Visite o colégio bilíngue e avalie se ele tem tudo que você busca, como por exemplo, quadras poliesportivas, laboratórios, ar-condicionado, brinquedos, redes de segurança, biblioteca, espaços ao ar livre, tamanho das salas de tamanho adequado, acessibilidade, entre outros. Além disso, veja se a localização da escola é próxima de sua casa ou trabalho, porque a distância também pode interferir no ritmo de locomoção do dia a dia.

2 – Verifique a grade curricular e a carga horária

É importante verificar como o ensino da segunda língua é aplicado na grade curricular da escola, bem como a sua carga horária – o tempo em que o aluno ficará exposto ao idioma. Isso é fundamental para desenvolver a fluência ao longo do tempo. Veja se a criança terá o contato diário com o inglês, por exemplo, estimulando o aprendizado de uma forma contínua, lúdica e didática.

3 – Conheça a metodologia de ensino

Esse é outro item essencial que precisa ser avaliado, pois, em um colégio bilíngue, o aluno precisa ser conduzido por uma metodologia de ensino que proporcione {uma vivência com a imersão no segundo idioma. Dessa forma, ele será estimulado a desenvolver o aprendizado da língua por meio de experiências e atividades adequadas à sua idade, desenvolvendo ainda mais a parte cognitiva.

Por isso, questione o programa de ensino da escola e como ele é aplicado, além dos recursos que serão utilizados. Na SEE-SAW, a metodologia utilizada permite que cada criança tenha suas necessidades pessoais atendidas, tornando-a capaz de desenvolver atividades em dois idiomas já nos primeiros anos da vida escolar.

4 – Tenha garantia da formação dos professores

Os professores estarão o tempo todo com o aluno e são os principais responsáveis pelo seu aprendizado. Diante disso, é fundamental que, sendo uma escola bilíngue, eles sejam fluentes na segunda língua para que a comunicação aconteça naturalmente. Vale destacar, ainda, a importância de uma experiência cultural consolidada para que isso seja transmitido em sala aula. Verifique também se o colégio oferece aos professores a oportunidade e o incentivo para atualização contínua.

Ao seguir essas dicas você terá uma ideia dos principais pontos a serem considerados na hora de escolher um colégio bilíngue para o seu filho. A SEE-SAW é um exemplo de escola inovadora no ensino bilíngue no Brasil e oferece estrutura completa, professores qualificados e metodologia de ensino eficiente, trazendo resultado ao longo de todo o processo.  

Quer conhecer mais sobre a SEE-SAW? Conheça nosso site.

No Comments

Post A Comment