Aniversário SEE-SAW

SEE-SAW: Ensino Bilíngue #since 1994.

Há 7 anos sou parte de uma história que começou em 1994, pelas mãos da Ciça e do Renato. Os conheci através de um amigo em comum e pude partilhar, não só da amizade, mas também do carinho e orgulho com que falavam da SEE-SAW.  

Em 2014 recebo o convite para acompanhar os ajustes finais da implantação do ensino médio – que teria início no ano seguinte – e posteriormente para a direção geral e sociedade na escola.  

Apoio irrestrito da Rita, minha esposa, da Mariana e Tiago, meus filhos, a experiência como professor, coordenador pedagógico e orientador educacional, em 3 outras grandes escolas de São Paulo, me permitiram aceitar o novo desafio.  

Passo então a conviver profissionalmente com a Ciça, com o Renato e com a equipe que haviam montado nos anos anteriores à minha chegada. Foi e tem sido um aprendizado fundamental.  

Avanço até 2020 para mencionar dois meses importantes para mim e para a SEE-SAW: março e julho. Começo por julho porque talvez fique mais fácil avaliar como me senti em março.  

A transição na gestão da escola estava planejada e não foi um movimento feito de uma hora para outra, foi sendo construído pela Ciça, Renato e por mim desde quando entendemos que era possível compartilhar experiências pensando sempre no melhor para a nossa escola e para todos que nela convivem. Em julho enviamos um comunicado para toda a equipe profissional e posteriormente para as famílias informando que os fundadores deixavam a sociedade e eu assumia a escola integralmente.  

Volto a março. Eu sabia que o ano já seria diferente e instigante, mas não – peço desculpas pelo clichê – uma montanha russa.  

Dizem que cargos de liderança costumam nos dar a sensação de solidão e muitas vezes isso é verdade, mas em um dos anos mais complicados para qualquer uma delas eu não me senti sozinho.  

Eu estou na SEE-SAW.  

Sou parte de uma equipe que se superou no apoio mútuo para enfrentar o impacto que a pandemia trouxe em nossas vidas pessoais e profissionais.  

Ainda absorvendo tudo o que aconteceu, o que eu sei desse 2021, ano do 27º aniversário da nossa escola, é que ela seguirá firme sem jamais abandonar os princípios e valores que sempre praticou.  

Em tempo: Enquanto termino esse texto, recebo fotos das nossas professoras mais jovens, da educação infantil e do ensino fundamental 1, mostrando os cartões de vacinação contra a Covid-19. Felizes e também, tenho certeza, orgulhosas pela profissão que escolheram.  

Cesar Pazinatto 

Aniversário SEE-SAW
No Comments

Post A Comment