benefícios do ensino bilíngue

Quais os benefícios do ensino bilíngue?

Ter acesso ao ensino bilíngue contribui para a formação de todo aluno, ainda mais quando esse aprendizado ocorre nos primeiros anos de escola. É nesta fase que a criança começa a repetir o que ouve e assimila mais rápido o conhecimento. Ao chegar à vida adulta, ela estará melhor preparada para o mercado de trabalho, que tem hoje o inglês como pré-requisito fundamental em muitas profissões.

O ensino bilíngue também abre muitas portas. Isso é especialmente verdade para quem deseja fazer faculdade fora do Brasil assim que terminar o ensino médio, ou fazer cursos que agreguem valor à carreira profissional escolhida. Há ainda a possibilidade de fazer intercâmbio, viajar e conhecer muitas pessoas de outras nacionalidades. Em um mundo globalizado e que aproxima todos por meio da tecnologia, o aluno também pode estudar ou interagir com diferentes países sem sair de casa.

Confira 5 benefícios do ensino bilíngue

Saiba mais quais são os benefícios de ingressar a criança no ensino bilíngue:

1 – Estudar as matérias tradicionais da escola em inglês

Quando o aluno estuda em um colégio bilíngue, ele pode ter aulas das matérias tradicionais, obrigatórias pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular),  no segundo idioma. Essa é, inclusive, uma dúvida recorrente de muitos pais, que questionam se o conteúdo planejado é desenvolvido de forma completa. A resposta é sim. A SEE-SAW, por exemplo, possui um programa especial em que o inglês integra-se ao aprendizado das disciplinas da grade curricular nacional.

2 – Garantir fluência no idioma mais cedo

Como a criança começará desde cedo a usar o inglês no cotidiano escolar, a melhora na compreensão acontece de forma natural ao longo dos anos. A imersão diária proporcionada pelo ensino bilíngue torna-se importante para aprender novas disciplinas, para garantir a fluência e para desenvolver autonomia, antes mesmo da chegada à vida adulta. Na SEE-SAW, essa vivência com o segundo idioma tem início no  ensino infantil, o que contribui muito no processo de aprendizado.

3 – Melhorar o raciocínio e a concentração

Aprender uma segunda língua na infância ajuda também no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, estimulando o raciocínio e a concentração. Além disso, a criança consegue absorver diferentes conteúdos mais facilmente e tem maior capacidade de focar nas tarefas. Outro ponto de destaque é que, como ela começa a aprender desde muito nova e simultaneamente ao português, o cérebro se acostuma a trocar de idioma com mais facilidade quando necessário.

4 – Ter acesso a outras culturas

Quando se aprende um novo idioma, a imersão acontece também no contato com a cultura e os costumes locais. Assim, essa também é uma oportunidade de conhecer as músicas, as comidas típicas, os filmes mais vistos, os autores literários etc. E em uma escola bilíngue, esses recursos são utilizados constantemente para que os alunos absorvam conteúdos de forma mais rápida, consistente e divertida.

5 – Expandir a comunicação com o mundo

Outro benefício do ensino bilíngue é que a criança expande o mundo a sua volta. Com o tempo, conteúdos além da sua língua materna ajudarão a entender o que se passa em diferentes lugares, fazer pesquisas, viajar, viver novas experiências e ter a facilidade de se comunicar de forma natural e espontânea.

A SEE-SAW é uma das pioneiras do ensino bilíngue e segue inovadora há 27 anos. Sua metodologia permite que cada criança tenha suas necessidades únicas atendidas, tornando-a capaz de desenvolver atividades em dois idiomas já nos primeiros anos de escola. Além disso, a escola conta com uma infraestrutura completa e diversos programas extracurriculares que reforçam o aprendizado. Para saber mais sobre a SEE-SAW, acesse nosso site.

No Comments

Post A Comment